Centro de Educação Ambiental acolhe “Janeiro, Mês da Ciência”

mes da ciencia ve

Janeiro volta a ser “Mês da Ciência” no Centro de Educação Ambiental do Município de Esposende. A iniciativa engloba um conjunto diversificado de atividades lúdico-pedagógicas, dirigidas essencialmente à comunidade educativa concelhia, em que se destacam as atividades ligadas a experimentação em diferentes áreas da ciência, mas também ao conhecimento do complexo e organizado mundo da abelhas e das vespas.

 

Assim, os participantes têm a possibilidade de, gratuitamente, visitarem a exposição temporária “O mundo das abelhas”, assistirem à história “As vespas não fazem mel?” ou participarem num dos Ateliers de Ciência dinamizados pelo CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental.

 

A exposição, patente até ao dia 23 de janeiro, retrata o mundo fascinante das abelhas e da apicultura, bem como o papel fundamental desempenhado por estes insetos na manutenção da diversidade florística e a problemática da presença da vespa asiática na região norte. A mostra inclui um conjunto de painéis informativos dedicados às abelhas e à forma como se organizam nas colmeias, bem como alguns materiais e utensílios ligados à atividade apícola, cedidos pela Casa das Bétulas. Esta exposição é também dedicada à vespa asiática e, para além de informação de caráter mais geral, os visitantes podem também ver de perto exemplares dos ninhos fabricados por este inseto exótico, cedidos pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.

 

Direcionada para o Pré-Escolar, a história “As vespas não fazem mel?” visa dar a conhecer as principais diferenças entre as abelhas e as vespas e, nos Ateliers de Ciência, são realizadas diferentes atividades experimentais relacionadas com os efeitos da presença de microplásticos nos oceanos, com a diversidade de algas e com a forma como vivem alguns anfíbios.

 

De modo a assinalar localmente o Ano Internacional das Leguminosas, no próximo dia 23 de janeiro, das 10h00 às 12h00, será realizado um workshop, onde se pretende dar a conhecer os vários benefícios nutricionais da inclusão das leguminosas numa dieta saudável. Esta iniciativa, que inclui também a realização de um showcooking dedicado a este grupo de alimentos, será orientada pela nutricionista e nutricoach Alexandra Lima, autora do livro “Aprender a cozinhar com as cores”.

 

Mais informação sobre a iniciativa “Janeiro, Mês da Ciência” está disponível no portal www.esposendeambiente.pt e no Blogue do CEA. As marcações ou pedidos de esclarecimento poderão ser efetuados através do telefone 253 967147 ou através do endereço eletrónico cea@esposendeambiente.pt.

Esta entrada foi publicada em Eventos com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s