Esposende vai reviver a tradição do “Ano Velho”

Ano-Velho-2015.jpg

A concentração dos concorrentes será feita pelas 17h00, no Largo Dr. Fonseca Lima, conhecido por Largo dos Peixinhos.

O tradicional “Bota o ano velho fora” vai sair mais uma vez às ruas de Esposende, no último dia de 2015, numa iniciativa intitulada “Reviver a Tradição do Ano Velho”, promovida pela Junta de Freguesia de Esposende, Marinhas e Gandra.

Trata-se de um evento com um forte cunho tradicional, enraizado na cidade de Esposende, que anima visitantes e residentes e faz relembrar os tempos passados aos mais velhos. Não se sabe ao certo a data de início desta tradição, mas tudo indica que terá sido no início do século XX.

Assim, e em época de três consoadas, Natal, Ano Novo e Reis, o “ano velho”, agora representado em forma de figurante vivo, vestido com roupas rudes e próprias da tarefa do mar, percorrerá as ruas da cidade em cima de uma “carrela” (apetrecho usado pelos pescadores para carregar as redes), suportada pelos ombros de quatro camaradas, pedindo contribuições dos mais diferentes géneros e cantando a tradicional cantiga “Bota o ano velho fora, venha o novo cá para dentro”.

A edição deste ano, que se destina a participantes entre os 5 e os 80 anos, prevê a atribuição de prémios aos seis melhores grupos.

Os interessados poderão consultar o regulamento na Secretaria da Junta de Freguesia de Esposende.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Ano Velho, Câmara Municipal de Esposende, Esposende, Eventos, MUNICÍPIO DE ESPOSENDE, visitesposende.com com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s