Município de Esposende preside à Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios

 

Município de Esposende preside à Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios

O Município de Esposende vai assumir a presidência da Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios, no biénio 2014/2016.

 

A eleição para a presidência deste organismo foi disputada entre Esposende e Espinho, no 3.º Encontro da Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios, que decorreu recentemente na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, na Póvoa de Varzim, e foi feita com base na apresentação do trabalho que ambos os municípios têm desenvolvido em prol da cultura dos mares e dos rios e das suas potencialidades. Esposende venceu a votação e assume a presidência e secretariado da Rede, ficando a vice-presidência a cargo da Sociedade de Geografia de Lisboa.

 

Considerando que já trabalha internamente em rede, o Município de Esposende pretende manter e promover boas práticas a propósito deste património nas comunidades locais e nas vizinhas, extra concelho, considerando o mar e os rios como uma mais valia e um verdadeiro motor económico da região e do país.

 

Esposende tem desenvolvido desde sempre um intenso trabalho em prol da cultura dos mares e dos rios, que considera um valioso e inestimável património, de que é exemplo o Banho Santo da Romaria de S. Bartolomeu do Mar. Esta aposta do Município consubstancia-se através da Rede de Museus do Mar de Esposende (MUMAR-E), fundada em 2013 pela Autarquia, o Museu Municipal e o Museu Marítimo de Esposende, e ao qual se associam outros museus, núcleos museológicos e coleções visitáveis do concelho, num total de 22 instituições. Outro exemplo é o projeto “Esposende, Terra e Mar”, que se traduz no levantamento do Património Material e Imaterial do concelho relacionado com o mar e os rios do concelho e sua relação com o mundo agrícola. Em parceria com a Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho, o Município tem em curso o projeto “Tradição Viva: Comunidades Piscatórias de Esposende”, que visa recensear, valorizar e desenvolver os saberes relacionados com o património marítimo e fluvial.

Praias de Esposende - 2014

Praias de Esposende – 2014

A nível científico, entre vários outros projetos, está a ser feito o levantamento das espécies marinhas da costa de Esposende, em parceria com a Associação Fórum Esposendense, estando também a ser desenvolvido um estudo geológico da orla costeira, numa parceria com a Universidade do Minho. Paralelamente desenvolve a investigação dos sítios arqueológicos relacionados com o meio aquático, numa parceria com Universidades nacionais e estrangeiras bem como com a Câmara Municipal de Vila do Conde e o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, de Braga.

No plano turístico, enquadram-se no referido desígnio municipal as praias com Bandeira Azul, os passeios fluviais, a dinamização do Caminho de Santiago (Caminho Português da Costa) e a concretização de projetos de ciclovia do Atlântico (Esposende-Caminha) e do Cávado (Esposende-Terras de Bouro), além da iniciativa gastronómica “Março com Sabores do Mar”. Já no plano desportivo o enfoque vai para os clubes náuticos, as escolas de Kitesurf, a Escola e Centro de Mergulho e as atividades náutico-turísticas da Associação Forum Esposendense.

Por fim, mas não menos importante, o Município de Esposende é signatário do Manifesto para a “Libertação da Via da Água”, que se iniciou em 2010 como um movimento em torno da defesa e preservação das embarcações tradicionais.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Ambiente, Câmara Municipal de Esposende, Desporto, Esposende, Turismo, visitesposende.com com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s