Município de Esposende organiza Desfile Histórico/Etnográfico concelhio

Desfile Histórico/Etnográfico concelhio

Desfile Histórico/Etnográfico concelhio

Integrado nas comemorações do Dia da Cidade e do Município, a Câmara Municipal de Esposende vai organizar um Desfile Histórico/Etnográfico concelhio, no próximo domingo, dia 18 de Agosto, às 16h00.

O cortejo percorrerá diversas ruas da cidade, mostrando a história e a tradição das gentes de Esposende e das suas quinze freguesias, nomeadamente Antas, Apúlia, Belinho, Curvos, Esposende, Fão, Fonte Boa, Forjães, Gandra, Gemeses, Mar, Marinhas, Palmeira de Faro, Rio Tinto e Vila Chã. Pretende-se, assim, dar a conhecer a riqueza e as maravilhas de Esposende, procurando mostrar um pouco daquilo que distingue e identifica o concelho.

O desfile terá duas componentes, nomeadamente a parte histórica, onde figurarão alguns quadros da história de Esposende desde há 2000 anos até aos dias de hoje, e a vertente etnográfica, representando as artes e os ofícios de cada uma das freguesias. A produção do vinho e do leite, o cultivo e a moagem do milho, a cultura dos nabos, o ciclo do pão, a horticultura e a produção do linho, do mel e de citrinos estarão representadas neste desfile, assim como o junco, o forno do carvão, o Banho Santo de S. Bartolomeu do Mar, o Rio Cávado e os sargaceiros, entre outros motivos.

Integrarão o cortejo cerca de quatro centenas de figurantes e dezenas de carros alegóricos. A saída ocorrerá da Escola Secundária Henrique Medina, seguindo o desfile pela Av. Dr. Henrique Barros Lima, Rua Vasco da Gama, Av. Eng. Losa Faria, Rua Santa Maria dos Anjos, Largo Rodrigues Sampaio e Av. Eng. Eduardo Arantes e Oliveira (Av. Marginal), retornando ao ponto de partida.

De referir os carros alegóricos que integram a parte histórica do desfile foram construídos, praticamente na totalidade, com materiais reutilizados, recuperados ou reciclados, numa clara preocupação ambiental.

Atendendo à dimensão e logística do evento, a Câmara Municipal solicitou a colaboração das Juntas de Freguesia, tendo atribuído um subsídio de 500 euros a cada uma delas para fazer face às despesas com a organização do desfile. A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende e a Benemérita Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fão colaboram também na iniciativa, que conta, entre outros, com o apoio da Escola Secundária Henrique Medina e da RESULIMA – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos.

Esta entrada foi publicada em Ambiente, cortejo Etnográfico, cortejo histórico, Desfile com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s