Sol e Pele

sol e pele

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC), em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia têm desenvolvido, desde há vários anos, acções de educação e sensibilização, em relação aos cuidados a ter com o Sol, no âmbito da Prevenção Primária do Cancro da Pele, junto dos agentes de saúde, educação e na sociedade civil. Estas acções têm o apoio da Direcção Geral da Saúde.

Efectivamente, a incidência do cancro da pele é elevada e continua a aumentar. Apesar de a maioria ser
curável, se diagnosticado e tratado precocemente, cerca de 90% têm relação com os exageros de exposição ao sol, sobretudo na infância, adolescência e adulto jovem, sendo fundamental uma acção preventiva directa junto da população. Além de adopção de comportamentos adequados de convívio com o Sol, é fundamental o diagnóstico e tratamento precoce. Para tal pretendemos sensibilizar para o auto-exame da pele em toda a população e o rastreio de cancro da pele, sobretudo a pessoas de maior risco.

Estima-se que surgirão, em 2013, mais de 10.000 novos casos de Cancro da Pele e mais mortes relacionadas com cancros da pele.

No sentido de melhor difundir esta informação, vimos solicitar a colaboração, não só de parceiros da sociedade civil, para diferentes acções, como mais uma vez pedir a colaboração de importantes Câmaras Municipais do nosso país, para difundir a mensagem de Prevenção neste Verão que se avizinha.

Esta entrada foi publicada em Alerta, Ambiente, Esposende, Praias, saúde, Turismo com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s