Musicórdia – Do renascimento ao barroco: viagem pela Europa

musicordia 28 abril

cma esmae

ESMAE | Curso de Música Antiga
Coordenação: Ana Mafalda Castro

A MusiCórdia – Temporada de Música resulta de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Esposende e a Escola de Música de Esposende com o objetivo de dinamizar culturalmente a comunidade local e a região, através da realização de concertos.

Tendo como palco a Igreja da Misericórdia, edifício que remonta ao séc. XVI, classificado como Imóvel de Interesse Público, e contando com um leque diversificado de músicos e agrupamentos, esta primeira edição apresenta um programa eclético que percorre a história da música desde a Renascença até aos nossos dias.
MusiCórdia assume-se ainda como espaço privilegiado para a promoção dos músicos locais, profissionais ou em processo de formação.

Do Renascimento ao Barroco: Viagem pela Europa, a 28 de abril.

O Curso de Música Antiga da ESMAE conta presentemente com cerca de 50 alunos inscritos em 11 variantes dos cursos de licenciatura e mestrado (canto, violino, viola, violoncelo, viola da gamba, flauta, traverso, oboé, fagote, cravo e alaúde).

Com variantes em qualquer instrumento antigo e canto, um plano curricular altamente especializado e inspirado nos programas e experiências das mais reputadas escolas europeias, um corpo docente de sólida formação académica e com larga experiência concertística, no seio de alguns dos mais prestigiados agrupamentos, e um ritmo de trabalho inovador, o curso é neste momento o principal centro de música antiga em Portugal, atraindo alunos de diversos países Europeus e da América Latina.

A aquisição de hábitos de palco desempenha um papel fundamental na filosofia que rege o Curso de Música Antiga da ESMAE. Nesse sentido, os alunos são encorajados a apresentarem-se regularmente em palco, quer em audições livres organizadas pelos próprios, realizadas quinzenalmente na escola, quer em concertos dentro e fora de portas.

Os grupos mais representativos do Curso de Música Antiga – a Orquestra de Música Antiga, Sesquialtera (Concerto Renascentista da ESMAE) e o Ensemble Vocal do CMA – são o principal ponto de contacto dos alunos com parte relevante do reportório dos séculos XVI a XVIII e apresentam-se regularmente em concertos dirigidos pelos seus professores ou por maestros convidados (Enrico Parizi, Erik van Nevel, Benjamin Chénier, entre outros).

O Curso de Música Antiga da ESMAE é coordenado pela cravista Ana Mafalda Castro e tem ainda como docentes Magna Ferreira (canto), Amandine Beyer, Josep Andoni Vilar, Denys Stetsenki (violino e viola barroca), Marco Ceccato (violoncelo barroco), Pedro Sousa Silva (flauta), Olavo Barros (traverso), Pedro Castro (Oboé Barroco), Hugues Kesteman (Fagote Barroco), Ronaldo Lopes, Hugo Sanches (alaúde), Xurxo Varela (viola da gamba), Catarina Costa Silva (danças antigas) e Júlio Galvão Dias (cravista acompanhador).

Organização da Santa Casa da Misericórdia de Esposende

Esta entrada foi publicada em Concerto, Música, Musicórdia, Santa Casa da Misericórdia de Esposende com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s